2nd International Congress on 21st Century Literacies

SIMPÓSIOS  |  8 julho

Dispositivos didáticos para a produção de textos (orais e escritos)

Moderação: Paula Cristina Ferreira (IPLeiria)

 

AUTORES

TÍTULO

Modalidade

 

SALA

1

 

8 julho

 

09:00

10:45

Noémia Jorge & Maria Inês Cardoso

Universidade Nova de Lisboa

Instituto Politécnico de Santarém

Dispositivos didáticos orientados para o ensino-aprendizagem de géneros textuais no âmbito do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD)

Presencial

Carla Marques

Universidade de Coimbra

A sequência didática no contexto de uma abordagem sequencial

Online

Inês Carreira & Noémia Jorge

Instituto Politécnico de Leiria

Universidade Nova de Lisboa

A apresentação oral no 2.º CEB: relato de sequência didática

Presencial

Emmy González Lillo, Inês Cardoso & Luísa Álvares Pereira

Universidade Pompeu Fabra, Espanha

Instituto Politécnico de Santarém

Universidade de Aveiro

Descripción de la escritura colaborativa en línea para la elaboración de un Informe de resolución de problemas por ABP en Biología

Presencial

Paula Cristina Ferreira & Ana Vieira Barbosa

Instituto Politécnico de Leiria

À conversa com gramática

Online

Food & nutritional literacy

Moderação: M.ª Adelaide Oliveira (IPSantarém)

 

AUTORES

TÍTULO

Modalidade

 

SALA

2

 

8 julho

 

09:00

10:45

Rui Jorge
Instituto Politécnico de Santarém

“Ingredients” of food literacy

Presencial

Igor Dias

Instituto Politécnico de Santarém

Literacia alimentar – componentes Food safety e Food security

Presencial

Helena Mira
Instituto Politécnico de Santarém

A Literacia do Vinho

Presencial

Margarida Oliveira
Instituto Politécnico de Santarém

 

Presencial

Paula Ruivo
Instituto Politécnico de Santarém

Agrifood systems and Food Literacy

Presencial

Da Literacia Digital à Cibercultura

Moderação: Luís Cardoso (IPPortalegre)

 

Autores

Título

Modalidade

 

SALA

5

 

8 julho

 

09:00

10:45

Ana Catarina Alexandre

Instituto Politécnico de Portalegre

A Cibercultura e as novas tecnologias nos Museus

Online

Carla Serra

Instituto Politécnico de Portalegre

O Ciberespaço como oportunidade para as Instituições de Ensino Superior

Online

Djelma Fat

Instituto Politécnico de Portalegre

Estratégias da Rádio Capital e da Antena 1 para interagir com os seguidores no Facebook

Online

Maria José Quarenta

Instituto Politécnico de Portalegre

A presença do Projeto Inspiring Future nas Redes Sociais: o caso do Instagram

Online

Vitor Mota

Instituto Politécnico de Portalegre

A Cibercultura no Jornalismo

Online

Ricardo Lourenço

Instituto Politécnico de Portalegre

Realidade virtual e realidade aumentada: a aplicação no ensino em Portugal

Online

Educação para a Sustentabilidade através da Abordagem STEM

Moderação: Elisabete Linhares (IPSantarém)

 

AUTORES

TÍTULO

Modalidade

 

SALA

1

 

8 julho

 

12:00

13:00

Marisa Correia & Maria Clara Martins

Instituto Politécnico de Santarém

A abordagem STEAM em contextos formais e não formais: experiências a partir da construção de Escape Rooms educativos

Presencial

Bento Cavadas & Neusa Branco

Instituto Politécnico de Santarém

Engineering Design Process using drones

Presencial

Nelson Mestrinho

Instituto Politécnico de Santarém

Promover as literacias matemática e ambiental na formação inicial de professores dos primeiros anos

Presencial

Raquel Santos & Susana Colaço
Instituto Politécnico de Santarém

Literacia estatística na formação inicial de professores

Online

Literacias XXI- Pontes entre a Investigação e Práticas

Moderação: Sofia Malheiro Silva (LE@D – UAberta)

 

AUTORES

TÍTULO

Modalidade

 

SALA

2

 

8 julho

 

12:00

13:00

Marilene Garcia & Lúcia Amante

LE@D, Universidade Aberta

Literacia emocional:

Leituras dos sentimentos em favor das aprendizagens para a qualidade de vida dentro e fora da escola

Online

Ana Patrícia Almeida, Paulo Oliveira & Andreia Martins

LE@D, Universidade Aberta

Associação Museu das Emoções

Museu das Emoções

Um projeto de literacia emocional em contexto escolar

Presencial

Ana Paula Rocha & Maria Prazeres Casanova

LE@D, Universidade Aberta

Digital pedagogical strategies to promote the collaborative writing competence in a foreign language

Presencial

Sofia Malheiro Silva

LE@D, Universidade Aberta

PLEaDON – Educar pelo Digital

Presencial

Art and literacy in the classroom and in teacher training

Moderação: Clara Brito (IPSantarém)

 

AUTORES

TÍTULO

Modalidade

 

SALA

2

 

8 julho

 

15:00

16:00

Marta Ornelas

CIEBA – Investigation Centre of Studies in Fine Arts

A cultura visual como elemento questionador num projeto de formação contínua de docentes

Presencial

Clara Silva de Brito

Instituto Politécnico de Santarém

A literacia artística na aprendizagem da letra enquanto signo visual, uma proposta didática

Presencial

Maria Inês Xavier

Instituto Politécnico de Santarém

O corpo e o espaço como recursos Artes Performativas

Presencial

Margarida Almeida Togtema

Instituto Politécnico de Santarém

Projeto educARTE

Presencial

Emotional literacy: developing awareness about feelings and sense of self

Moderação: Luís Gonzaga (IPSantarém)

 

AUTORES

TÍTULO

Modalidade

 

SALA

2

 

8 julho

 

16:15

17:15

Luís Gonzaga

Instituto Politécnico de Santarém

To be aware of our feelings yet not taken over by them:

The psychological flexibility approach

Presencial

Susana Leal & Paula Silva

Instituto Politécnico de Santarém

Leadership styles and the development of emotional intelligence skills: exploring possible relationships

Presencial

Helena Caseiro

Instituto Politécnico de Santarém

Human dignity, self-worth and emotional safety

Presencial

©2022 POLITÉCNICO DE SANTARÉM - Desenvolvido por Rui.Lopes
Translate »