Dispositivos didáticos para a produção de textos (orais e escritos)
Moderação: Paula Cristina Ferreira (IPLeiria)
AUTORES | TÍTULO | Modalidade | |
SALA 1
8 julho
09:00 10:45 | Noémia Jorge & Maria Inês Cardoso Universidade Nova de Lisboa Instituto Politécnico de Santarém | Dispositivos didáticos orientados para o ensino-aprendizagem de géneros textuais no âmbito do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) | Presencial |
Carla Marques Universidade de Coimbra | A sequência didática no contexto de uma abordagem sequencial | Online | |
Inês Carreira & Noémia Jorge Instituto Politécnico de Leiria Universidade Nova de Lisboa | A apresentação oral no 2.º CEB: relato de sequência didática | Presencial | |
Emmy González Lillo, Inês Cardoso & Luísa Álvares Pereira Universidade Pompeu Fabra, Espanha Instituto Politécnico de Santarém Universidade de Aveiro | Descripción de la escritura colaborativa en línea para la elaboración de un Informe de resolución de problemas por ABP en Biología | Presencial | |
Paula Cristina Ferreira & Ana Vieira Barbosa Instituto Politécnico de Leiria | À conversa com gramática | Online |
Food & nutritional literacy
Moderação: M.ª Adelaide Oliveira (IPSantarém)
AUTORES |
TÍTULO |
Modalidade |
|
SALA 2
8 julho
09:00 10:45 |
Rui Jorge |
“Ingredients” of food literacy |
Presencial |
Igor Dias Instituto Politécnico de Santarém |
Literacia alimentar – componentes Food safety e Food security |
Presencial |
|
Helena Mira |
A Literacia do Vinho |
Presencial |
|
Miguel Macário, Raquel Saraiva, Artur Saraiva, Rui Figueiras, Margarida Oliveira |
” Do prato ao prado” – A compostagem e a literacia como uma estratégia de bioeconomia |
Presencial |
|
Paula Ruivo |
Agrifood systems and Food Literacy |
Presencial |
Da Literacia Digital à Cibercultura
Moderação: Luís Cardoso (IPPortalegre)
Autores | Título | Modalidade | |
SALA 5
8 julho
09:00 10:45 | Ana Catarina Alexandre Instituto Politécnico de Portalegre | A Cibercultura e as novas tecnologias nos Museus | Online |
Carla Serra Instituto Politécnico de Portalegre | O Ciberespaço como oportunidade para as Instituições de Ensino Superior | Online | |
Djelma Fat Instituto Politécnico de Portalegre | Estratégias da Rádio Capital e da Antena 1 para interagir com os seguidores no Facebook | Online | |
Maria José Quarenta Instituto Politécnico de Portalegre | A presença do Projeto Inspiring Future nas Redes Sociais: o caso do Instagram | Online | |
Vitor Mota Instituto Politécnico de Portalegre | A Cibercultura no Jornalismo | Online | |
Ricardo Lourenço Instituto Politécnico de Portalegre | Realidade virtual e realidade aumentada: a aplicação no ensino em Portugal | Online |
Educação para a Sustentabilidade através da Abordagem STEM
Moderação: Elisabete Linhares (IPSantarém)
AUTORES | TÍTULO | Modalidade | |
SALA 1
8 julho
12:00 13:00 | Marisa Correia & Maria Clara Martins Instituto Politécnico de Santarém | A abordagem STEAM em contextos formais e não formais: experiências a partir da construção de Escape Rooms educativos | Presencial |
Bento Cavadas & Neusa Branco Instituto Politécnico de Santarém | Engineering Design Process using drones | Presencial | |
Nelson Mestrinho Instituto Politécnico de Santarém | Promover as literacias matemática e ambiental na formação inicial de professores dos primeiros anos | Presencial | |
Raquel Santos & Susana Colaço | Literacia estatística na formação inicial de professores | Online |
Literacias XXI- Pontes entre a Investigação e Práticas
Moderação: Sofia Malheiro Silva (LE@D – UAberta)
AUTORES | TÍTULO | Modalidade | |
SALA 2
8 julho
12:00 13:00 | Marilene Garcia & Lúcia Amante LE@D, Universidade Aberta | Literacia emocional: Leituras dos sentimentos em favor das aprendizagens para a qualidade de vida dentro e fora da escola | Online |
Ana Patrícia Almeida, Paulo Oliveira & Andreia Martins LE@D, Universidade Aberta Associação Museu das Emoções | Museu das Emoções Um projeto de literacia emocional em contexto escolar | Presencial | |
Ana Paula Rocha & Maria Prazeres Casanova LE@D, Universidade Aberta | Digital pedagogical strategies to promote the collaborative writing competence in a foreign language | Presencial | |
Sofia Malheiro Silva LE@D, Universidade Aberta | PLEaDON – Educar pelo Digital | Presencial |
Art and literacy in the classroom and in teacher training
Moderação: Clara Brito (IPSantarém)
AUTORES | TÍTULO | Modalidade | |
SALA 2
8 julho
15:00 16:00 | Marta Ornelas CIEBA – Investigation Centre of Studies in Fine Arts | A cultura visual como elemento questionador num projeto de formação contínua de docentes | Presencial |
Clara Silva de Brito Instituto Politécnico de Santarém | A literacia artística na aprendizagem da letra enquanto signo visual, uma proposta didática | Presencial | |
Maria Inês Xavier Instituto Politécnico de Santarém | O corpo e o espaço como recursos Artes Performativas | Presencial | |
Margarida Almeida Togtema Instituto Politécnico de Santarém | Projeto educARTE | Presencial |
Emotional literacy: developing awareness about feelings and sense of self
Moderação: Luís Gonzaga (IPSantarém)
AUTORES | TÍTULO | Modalidade | |
SALA 2
8 julho
16:15 17:15 | Luís Gonzaga Instituto Politécnico de Santarém | To be aware of our feelings yet not taken over by them: The psychological flexibility approach | Presencial |
Susana Leal & Paula Silva Instituto Politécnico de Santarém | Leadership styles and the development of emotional intelligence skills: exploring possible relationships | Presencial | |
Helena Caseiro Instituto Politécnico de Santarém | Human dignity, self-worth and emotional safety | Presencial |